Projeto de Extensão “Embaixadoras e Embaixadores das Ações Afirmativas na UFSC” – Seleção de bolsistas

08/02/2023 18:33

Você já pensou em ter a experiência de apresentar a UFSC e as ações afirmativas (AAs) para estudantes de escola pública? Quais seriam as melhores formas de estimular o crescimento do interesse e das inscrições desse público no vestibular e nas AAs de nossa Universidade?

Esses são justamente a experiência e o desafio propostos pelo “EMBAIXADORAS e EMBAIXADORES das Ações Afirmativas na UFSC”: um novo programa de extensão universitária, conduzido pelo LEFIS, que desenvolverá atividades e conteúdos de apresentação da Universidade, de seus processos seletivos e das Ações Afirmativas (AAs)  em colégios públicos da região metropolitana de Florianópolis. Estão abertas  (até 22 de fevereiro de 2023) as inscrições para quatro vagas de bolsista no Projeto. Seguem abaixo mais informações.

Qual valor e duração das bolsas?

O valor mensal das bolsas é de 420 reais. Elas serão pagas entre os meses de abril de 2023 e de janeiro de 2024, sendo financiadas pelo Programa de Bolsas de Extensão para Ações Pró-afirmativas – PROBOLSAS AA (2023) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

Quem pode se inscrever?

Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, que tenham ingressado na UFSC por qualquer modalidade de ações afirmativas, e que atendam aos demais critérios estabelecidos no item 3 do edital de inscrição (edital acessível no link https://drive.google.com/file/d/1U_eYsaMyFFxt8r3BdhaT19wOIXkd2AL9/view?usp=sharing).

Quais tipos de atividades serão desenvolvidas pelos bolsistas?

Junto ao coordenador do Programa, os bolsistas atuarão, primeiramente, na criação tanto de atividades (dinâmicas de grupo, exposições e rodas de conversa), quanto de conteúdos (impressos ou digitais) de apresentação da Universidade, de seus processos seletivos e das Ações Afirmativas (AAs). Posteriormente, essas atividades e conteúdos serão apresentadas em colégios públicos de Florianópolis, sob a supervisão de docentes parceiras/os do projeto, no componente curricular de “Projetos de Vida”, integrante da grade do novo EM.

Qual o cronograma do projeto?

Nos meses de março e abril, haverá encontros semanais (na UFSC, com 3 horas de duração) para o planejamento das atividades e capacitação dos bolsistas para conduzi-las.

A partir de maio, cada bolsista será responsável por conduzir, a cada semana,  UMA atividade (duração de uma hora) para QUATRO turmas de ensino médio de um mesmo colégio público (a ser selecionado no Programa).

Como posso me inscrever?

As inscrições deverão ser realizadas por meio dos DOIS procedimentos descritos abaixo:

1-) preenchimento da ficha de inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeO1oBPEPXaZ9PELtnbpw0G6B30h5I7O_eKCxwgbt7etZWG5Q/viewform?usp=sf_link e

2-) envio de mensagem ao email lefis@contato.ufsc.br , anexando os documentos exigidos no edital acessível no link https://drive.google.com/file/d/1U_eYsaMyFFxt8r3BdhaT19wOIXkd2AL9/view?usp=sharing

Prazo de inscrições: de 8 a 22 de fevereiro de 2023.

Entrevistas: 23 e 24 de fevereiro de 2023.

Caso você tenha outras dúvidas, podemos conversar no email lefis@contato.ufsc.br.