PIBID Sociologia (2020-2022)

23/04/2022 21:54

Entre 2020 e 2022, membros de nosso Laboratório atuaram na coordenação do PIBID Sociologia- UFSC. No contexto de ensino remoto emergencial, determinado pela Universidade em função da pandemia de Covid-19, o programa nos serviu de oportunidade para desenvolver a imaginação pedagógica dos estudantes-bolsistas por meio da elaboração tanto de materiais didáticos para aulas de Sociologia, quanto de vídeoaulas de apoio e acompanhamento aos conteúdos ministrados pela supervisora do programa, a Profa. Jacqueline Santana, em suas turmas de primeiro ano do colégio Simão Hess (Florianópolis, SC).

Nesse sentido, gostaríamos de compartilhar esse trabalho realizado ao longo dos dezoito meses de PIBID. Primeiramente, compartilhamos o link para o canal no YouTube em que se encontram as vídeoaulas de apoio e acompanhamento produzidas pelos bolsistas.

Acreditamos que tais vídeoaulas constituem-se como exemplos práticos de formas e linguagens que podem inspirar outros/as colegas que desejam produzir material audiovisual de apoio e acompanhamento ao ensino de Sociologia nas plataformas de vídeos mais frequentadas pelos estudantes de ensino médio.

LINK p/ o canal no YouTube do PIBID-SOCIOLOGIA/UFSC

Ademais, durante os últimos três meses do programa, as/os bolsistas também se dedicaram à elaboração de materiais didáticos a serem utilizados em aulas e atividades de Sociologia no contexto da nova matriz curricular resultante da “Reforma do Ensino Médio” (lei 13 415/2017).

Tais materiais foram concebidos a partir dos capítulos e tópicos do livro didático utilizado pela supervisora do programa, a profa. Jacqueline Santana, em suas turmas do “Novo Ensino Médio”

[referência do livro] GOETTEMS, ARNO et al. Palavras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: O mundo em que vivemos: origens, trabalho e a .invenção da liberdade. São Paulo: Palavras Projetos Editoriais, 2020.

Seguem abaixo quatro exemplos de materiais desenvolvidos pelos bolsistas nessa última fase do programa. Nas abas referentes a cada um desses materiais, é possível encontrar algumas orientações ou sugestões sobre seus possíveis usos em sala de aula.

Acreditamos que esses materiais constituem-se em exemplos sobre como professoras e professores de Sociologia (se dotados das condições e tempo necessário para a preparação das aulas) podem compensar as lacunas e falhas que temos identificado nas concepções e nos novos livros didáticos indicados para o “Novo Ensino Médio”.