Inscrições abertas: curso Relações Raciais e Educação nas Ciências Humanas

15/10/2021 20:31

O Observatório de Políticas e Pesquisas Reafro e o Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis) abriram inscrição para o curso de formação em Relações Raciais e Educação nas Ciências Humanas.

Datas: 03, 10, 16, 24/nov e 01/dez
Horário: 18h00 às 21h00
Local: ambiente virtual ao vivo (plataforma Google Meet)
Carga horária: 20h
Vagas: 100

Faça sua inscrição clicando aqui. Confira demais informações clicando aqui.

Inscrições abertas de 15 a 29/10 (ou enquanto houver vaga)
Confirmação de inscrição: 01/11 – será enviado um email confirmando sua inscrição, por gentileza, verifique caixa de spam e lixo eletrônico.

Cronograma e ministrantes:

03/nov: As Relações Raciais na Educação das Ciências Humanas. Ministrantes: João Carlos Nogueira (sociólogo e pesquisador do Observatório de Políticas e Pesquisas – Reafro/UFSC) e Juliana de Jesus Grigoli (socióloga e pesquisadora do Observatório de Políticas e Pesquisas – Reafro/UFSC e do Laboratório de Sociologia do Trabalho – LASTRO/UFSC)

10/nov: O Pensamento Negro na Educação. Ministrante: Joana Célia Passos  (professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação – CED/UFSC)

16/nov: Teorias sobre as Relações Raciais no Brasil. Ministrante: Danilo Morais (sociólogo, professor da Fundação Hermínio Ometto – Araras/SP e pesquisador do Observatório de Políticas e Pesquisas Reafro/UFSC) e Lia Vainer Schucman (professora do Departamento de Psicologia/UFSC).

24/nov – Educação e o mês da consciência negra no Brasil. Ministrantes: Azânia Mahin R. Nogueira (geógrafa e coordenadora do Núcleo de Estudos Negros – NEN e doutoranda em Geografia/UFBA) e Elizabeth Lima da Silva (assistente social e doutoranda em Antropologia/UFNR)

01/dez – Educação e as pesquisas sobre as relações raciais no Brasil. Ministrantes: Jacques Mick (professor do Departamento de Pós-graduação em Sociologia Política/UFSC, pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho – LASTRO/UFSC e do Observatório de Políticas e Pesquisas – Reafro/UFSC), João Carlos Nogueira e Juliana de Jesus Grigoli

O certificado de participação será emitido pela UFSC, mediante frequência mínima de 75% do curso.

Mais informações: lefis@contato.ufsc.br