2014
Cursos de Filosofia e Sociologia – 2014
——————————————————————————————–
APRESENTAÇÃO
Estes 9 cursos de capacitação oferecidos pelo LEFIS aos professores de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Ensino, durante o 2º semestre de 2014, decorrem de convênio firmado entre a UFSC e a Secretaria de Educação. Com estas atividades, objetiva-se desenvolver abordagens teóricas, discussões pedagógicas e didáticas relativas aos conteúdos de ensino destas disciplinas previstos na Proposta Curricular de Santa Catarina e na Matriz Curricular para os três anos de Ensino Médio proposta pela Secretaria de Educação do Estado. Estão envolvidos neste projeto, professores da UFSC, UDESC, IFSC, Faculdade Municipal da Palhoça e pós-graduandos da UFSC.
PÚBLICO
Professores de Filosofia e de Sociologia da Rede Estadual de Ensino.
Estudantes de Licenciaturas em Filosofia e em Ciências Sociais.
Professores e alunos interessados de outras áreas do conhecimento.
VAGAS: 20 (vinte), por curso. CARGA HORÁRIA: 20 (vinte) horas, por curso.
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e estão abertas até completar o limite de vagas que é de 20, por curso, e poderão ir até o primeiro dia da atividade.
Os interessados devem enviar-nos e-mail para o endereço <lefis@contato.ufsc.br> solicitando-nos a inscrição. Neste e-mail deve constar o/s nome/s do/s curso/s que tem interesse, nome completo do interessado (sem abreviaturas) e nº do CPF.
Os interessados podem se inscrever em mais de um curso.
Os certificados serão emitidos pela UFSC.
Maiores informações por e-mail ou na página do LEFIS: http://www.lefis.ufsc.br
LOCAL DE REALIZAÇÃO
LEFIS – Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia
localizado na E.E.B. Simão José Hess – Rua Madre Benvenuta, nº 463 – Trindade – Florianópolis, SC. (48) 3665-5615
PROGRAMAÇÃO DE CURSOS
CURSO INTERDISCIPLINAR: COMUNICAÇÃO E PENSAR REFLEXIVO – A INTERPRETAÇÃO COMO GUIA NO PROCESSO PEDAGÓGICO
Ministrante: Prof. Dr. José Cláudio Matos – FAED-UDESC
Ementa: Com base em uma pedagogia fundada na comunicação e no pensamento reflexivo, este curso oferece uma proposta de fundamentação para a prática educativa, baseado em atividades de interpretação de textos e demais artefatos que constituem nosso meio cultural. Além de uma revisão dos fundamentos teóricos, são apresentadas metodologias de caráter prático, oficinas e dinâmicas, cujo objetivo é desenvolver nos estudantes o controle intelectual e os hábitos relacionados ao pensamento crítico e ao uso inteligente e bem sucedido dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Período: Sextas-feiras – 03 a 24/out. – 09:00 às 12:00h.
CURSO DE FILOSOFIA: BREVE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO ORIENTAL
Ministrante: Prof. Dr. João Lupi e colaboradores – UFSC
Ementa: Relações e oposições entre Ocidente e Oriente. Pensamento oriental antigo: Egípcio, Mesopotâmico e Persa. Hinduísmo: clássico e contemporâneo. Confucionismo. Taoísmo e Xintoísmo. Os diversos caminhos do Budismo. O Islamismo entre Ocidente e Oriente. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.
Dias: Quartas-feiras – 10 e 17/set. Horário: 09:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00 h.
CURSO DE FILOSOFIA: O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DE PROBLEMAS FILOSÓFICOS
Ministrante: Prof. Dr. ALEXANDRE MEYER LUZ – UFSC
Ementa: O que é a Filosofia? O Ensino de Filosofia a partir de problemas filosóficos. Problemas Filosóficos: o que são? Estudos de casos: montando aulas a partir de problemas.
Período: Quartas-feiras – 05 a 26/nov. – 08:00 às 12:00h.
OFICINA DE FILOSOFIA: ESTUDO E ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA APROVADOS PELO MEC
Coordenação: LEFIS
Ementa: Estudos, debates e análises dos 5 livros didáticos de Filosofia aprovados pelo MEC e que serão disponibilizados aos professores da rede nacional de Ensino Médio. Relação dos livros: ARANHA, M.L.A; MARTINS, M.H.P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013; GALO, S. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2013. MEIER, C. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. Belo Horizonte: Pax Editora, 2013; COTRIM, G.; FERNANDES, M. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013; CHAUÍ, M. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2013. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.
Período: Sextas-feiras – 19/set. a 24/out. – 14:00 às 17:00h.
CURSO DE SOCIOLOGIA: AS CANÇÕES COMO TEXTOS – PROPOSTA PARA A INICIAÇÃO EM SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Ministrante: Prof. Dr. Antonio Alberto Brunetta – UFSC
Ementa: As canções populares brasileiras apesar de retratarem fenômenos sociais de grande relevância e carregarem signos variados para a produção de seu sentido, também carregam, na valoração que lhes é atribuída, marcas profundas de sua existência relativamente isolada das questões propriamente sociológicas em seu arcabouço conceitual. Nesse sentido, o curso propõe compartilhar experiências de análise e interpretação acerca de composições da música popular brasileira (Cartola,Tom Zé, Arnaldo Antunes, entre outros) a partir de estudos de referência sobre a produção poética (BOSI, KONDER, MOISÉS, SISCAR) e de algumas das considerações adornianas presentes na obra “Notas de Literatura I”, demonstrando assim um comprometimento não sistemático, porém inerente a essas produções poéticas. O curso também pretende fomentar uma perspectiva segundo a qual a iniciação ao estudo dos conceitos de sociedade e sociologia se enriquece mediante o entendimento de que o rigor conceitual pode ser alcançado por meio de outras linguagens, desde que estas últimas não se articulem aos conceitos como mero entretenimento.
Período: terças-feiras – 16/set. a 21/out. – 14:00 às 17:00h.
OFICINA DE SOCIOLOGIA: ESTUDO E ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA APROVADOS PELO MEC
Coordenação: Professoras Ms. Sabrina Schultz, Camila Philippi e Luciana Raimundo.
Ementa: Estudos, debates e análises dos 6 livros didáticos de Sociologia aprovados pelo MEC e que serão disponibilizados aos professores da rede nacional de Ensino Médio. Relação dos livros: ARAÚJO, S. M. et al. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2013; TOMAZI, N. D. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2013; Vários autores. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013; BOMENY, H. et al. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2013; MACHADO, I. J. R. Sociologia hoje. São Paulo: Ática, 2013; e OLIVEIRA, L. F.; COSTA, R.C.R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.
Dias: Sextas-feiras: 12 e 26/set., 31/out., 07 e 28/nov. e 05/dez. – Horário: 09:00 às 12:00h.
CURSO DE SOCIOLOGIA: CONTEÚDOS DE GÊNERO PARA O ENSINO MÉDIO
Ministrante: Lic. LUÍSA BONETTI SCIREA
Ementa: Proposta de conteúdo sobre gênero para ser abordado no Ensino Médio. Introdução aos estudos das relações de gênero; feminismo, sexualidade e violências. Discussão metodológica para abordagens dos temas. Apresentação de textos que tratam dos temas, bem como materiais e recursos didáticos para o trabalho em sala de aula.
Dias: Sextas-feiras – 14 e 21/nov. Horário: 09:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00h.
CURSO DE SOCIOLOGIA: Trabalho e educação – empregabilidade e ocupações precárias
Ministrantes: Profªs Drª Maria Soledad E. Orchard e Drª Laura Senna Ferreira – UFSC
A proposta é refletir de que maneira as transformações no mundo do trabalho têm representado novas demandas em termos de formação dos sujeitos. Pretende-se debater o tema da qualificação e do chamado modelo das competências, do ponto de vista da noção de empregabilidade, que passa a ser a nova tônica do mercado de trabalho. Busca-se pensar sobre a educação e a formação de jovens e adultos em um contexto de transformação das formas de emprego, desemprego e ocupações precárias, considerando o papel do Estado com respeito a esses dilemas. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.
Dias: Terças-feiras – 25/nov. e 02/dez. – 09:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00h.
CURSO DE SOCIOLOGIA POLÍTICA: CONCEPÇÕES DE ESTADO E SUA FUNÇÃO POLÍTICA NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Ministrante: Dr. Valcionir Corrêa – UFSC
Ementa: A formação do Estado na visão contratualista e marxista. As correntes de interpretação do Estado-nação: Hegel, Marx, Lenin, Gramsci e Poulantzas. Estado e capitalismo: Estado Liberal e Estado Neoliberal. Estado e classes sociais. O papel do Estado no contexto da crise estrutural do capital. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.
Período: Sextas-feiras – 31/out. a 05/dez. Horário: 14:00 às 17:00h.