Curso:” As potencialidades pedagógicas da sociologia da educação: discutindo estratégias de ensino no EM a partir de pesquisas recentes na área”

Operários, de Tarsila do Amaral.
Objetivo: A partir da apresentação de pesquisas de referência na área da sociologia da educação, discutiremos experiências e problemas práticos de ensino e de relação com os estudantes, ligados às temáticas dos textos apresentados, que surgem no cotidiano do ensino médio público em nossa cidade. Desse modo, tanto a partir do conhecimento dessas pesquisas, quanto da discussão sobre essas experiências e problemas práticos, os participantes do minicurso poderão elaborar e trocar ideias e experiências entre si que apontem para possíveis formas de lidar com questões de ensino e de relação com estudantes no ensino médio público.
Público a que se destina: Estudantes de licenciaturas ou de pedagogia, coordenadores/diretores de colégios e professores do ensino médio (de qualquer disciplina).
Ministrante: Prof. Dr Eduardo Bonaldi – SPO/UFSC
Modalidade: Semipresencial
Carga Horária: 12 horas (presencial) 08 horas (online)
Período: De 08/06 a 27/07
Atividades presenciais: quintas feiras – 08/06, 22/06, 29/06 e 06/07 – das 14 às 17 horas
Modalidade online (08/06 a 27/07)
Ementa: Sociologia da educação: as dinâmicas contemporâneas da reprodução das desigualdades de classe, de gênero e de raça em processos educacionais e estabelecimentos escolares.
Local: EEB Simão Hess
Bibliografia:*
08/06 – Willis, Paul. Os elementos de uma cultura in _____ . Aprendendo a ser trabalhador: Escola, resistência e reprodução social Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 23-72.
22/06 – Senkevics, Adriano. Lavar a louça ou brincar na rua? Gênero, família e escola em camadas populares de São Paulo GT de Sociologia da Educação Comunicação apresentada na 37º Reunião Anual da ANPED, Florianópolis, 2015.
29/06 – Becker, Howard. Variações de classe social na relação professor-aluno. [tradução de Humberto Garcia em publicação]
06/06 – Brito, Rosimeire dos Santos. Gênero, raça e fracasso escolar: algumas articulações analíticas Comunicação apresentada no 3º Congresso Internacional de Educação, Ponta Grossa, Paraná, 2011.
Observação* Dada a carga horária e as atribuições de trabalho docente da maioria dos participantes do curso, a leitura dos textos não é obrigatória para o acompanhamento do mesmo, constituindo-se, portanto, apenas como recomendação para àqueles que disponham do tempo necessário para tanto.
As inscrições podem ser feitas pelo seguinte link (copie e cole no seu navegador):
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKD1omNp6A-KRsk7QR2zhgkIeHmqOlY4ns8mJn7lYIWEwqQA/viewform?usp=sf_link