Histórico

Relato da História do LEFIS – 2003 – 2012 -(Valcionir Correa / Marilse C. º Freze)

Desde a década de 80, há movimentos em Santa Catarina, principalmente na UFSC, junto aos cursos de graduação de Sociologia e Filosofia, pela re-introdução da Sociologia e Filosofia, como disciplinas obrigatórias, no Ensino Médio. Disso resultou a Lei Complementar No 173, de 21.12.1998, onde Governo do Estado de Santa Catarina tornou-as obrigatórias.
Tendo como base a obrigatoriedade dessas disciplinas e sabendo das dificuldades encontradas pelos professores da Rede, no que dizem respeito ao conteúdo e aceitação pela comunidade escolar, devido ter perdido a tradição do ensino dessas disciplinas durante o regime militar, o Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) (http://www.cfh.ufsc.br/~lastro) ligado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, em 2002, tomou a iniciativa com alguns professores da rede estadual e organizou um encontro com professores de sociologia da região da Grande Florianópolis, na UFSC. O objetivo desse encontro foi o de saber das dificuldades encontradas no cotidiano escolar pelos professores de sociologia, bem como a apresentação da Biblioteca Digital, disponível na internet, construída pelo LASTRO, onde contém conteúdo de sociologia. (Esta Biblioteca está disponível nos sítios do Lastro, Lefis e Portal de Sociologia no Ensino Médio, e no site da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, basta apenas clicar “Biblioteca Digital”). Neste evento, compareceram 86 professores (boa participação) querendo muitas informações e com vontade de participação. Há relatório na íntegra, bem como fotos do evento na página do Lefis (http://www.sed.sc.gov.br/lefis).  Desse encontro, tiramos vários encaminhamos, dentre eles a criação de um Laboratório que oportunizasse cursos, planejamentos de ensino, pesquisas, experiências, acervo, produção de material didático e estudos que promovessem a qualificação da Sociologia.
Imediatamente procura-se a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, através da gerência de Ensino Médio, e apresenta-se o relatório desse encontro. Propõe-se, na ocasião, a criação interinstitucional, entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Educação de SC, e interdisciplinar com Sociologia e Filosofia, de um laboratório, tendo como base as experiências desenvolvidas pelo LASTRO e pelo Núcleo de Estudos de Filosofia no Ensino Médio (http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/neafem/) do Departamento de Filosofia da UFSC, por essas disciplinas sofrerem das mesmas dificuldades.

Em 2003, realizou-se o I Seminário Estadual de Ensino de Filosofia e Sociologia, para elaborarmos um diagnóstico das dificuldades e as experiências de ensino em todo o Estado. Compareceram 250 professores, nos dias 26 e 27 de junho de 2003, em Itapema (SC), e nessa ocasião, na solenidade de abertura do evento, foi assinado o convênio entre a Reitoria da UFSC e o Secretário de Educação do Estado que criava o LEFIS – Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia – (http://www.sed.sc.gov.br/lefis). Nesta página, há o relatório, na íntegra, bem como fotos do evento. O LEFIS foi iniciado em 06 de dezembro de 2003 e sua inauguração oficial em 27 de setembro de 2004. De lá pra ca, muitas atividades estão sendo desenvolvidas junto aos professores da Rede do Estado no Lefis, tais como: curso de Sociologia Brasileira; curso de Ética ; oficinas permanentes de planejamento de ensino de sociologia e filosofia, curso de Lógica para o ensino médio (segue relação das ações do LEFIS).

O Lefis, junto com a UFSC em 2007, inicia um Curso de Especialização em Filosofia, com ênfase no ensino médio, através do Departamento de Filosofia da CFH-UFSC e apoio da SED/SC, para os professores que estão em sala de aula da Rede Estadual. Seu início previsto para o 1º semestre de 2007 e a seleção dos candidatos feita no 2º semestre de 2006. E um curso igual está sendo projetado para os professores de Sociologia. O público 30 alunos/professores do Estado e tem como objetivo, além do aprofundamento dos conteúdos, trabalhos de transposição didática para o ensino médio através de apresentação de monografias no final do curso.

Grandes conquistas decorrem deste Laboratório. A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina deu orientação aos Colégios para que todas as disciplinas do currículo do ensino médio tivessem tratamento equânime quanto à carga horária. Então, a maioria dos colégios da rede, a partir, seguiu essa orientação e, assim, tanto a sociologia, como a filosofia e demais disciplinas então com cargas horárias iguais. Além disso, uma biblioteca foi composta no Lefis com acervo de sociologia e filosofia em torno de 300 volumes, após levantamento criterioso de bibliografias realizado pela coordenação do Lefis. A Secretaria de Educação, ao adquirir essa biblioteca, comprou mais noventa iguais e as distribuiu para noventa colégios de ensino médio do Estado de SC.
O LEFIS está localizado junto ao Colégio Estadual “E.E.B Simão José Hess”, bairro Trindade, próximo à UFSC, fone (48) 3338-8357 e conta com uma professora de sociologia formada em Ciências Sociais, da rede estadual em período integral. O Laboratório possui quatro computadores, mesas e cadeiras confortáveis, bem como acervo bibliográfico e digital com conteúdo de filosofia e sociologia disponíveis aos professores para leitura, estudo, pesquisa e planejamento. Em 2009 através do Projeto do “Portal Práxis” nossa estrutura foi incrementada com uma impressora multifuncional, um projetor e mais três computadores, que recebemos através do “Projeto Portal Práxis”, apoiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, realizado pelo LEFIS e GENNESS-UFSC; neste Projeto Práxis participaram também participaram quatro alunos-bolsistas do Ensino Médio.

A recente obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, disciplinas que estiveram ausentes nos currículos do ensino fundamental e médio, principalmente no período da ditadura civil-militar no Brasil, exige uma mobilização de forças para desenvolver conteúdos, metodologias e materiais didáticos para o ensino dessas disciplinas.
Assim o LEFIS tem contribuído para o enriquecimento através de suas atividades de ensino, de formação, de promoção de debates, de apoio, e referência interdisciplinar.

PRAXIS

As ações desenvolvidas pelo LEFIS 2003/2004 -2010
Ano 2002
I Seminário Regional de Sociologia no Ensino Médio – 06.12.2002 – LASTRO – CFH/ UFSC – SED/SC.
Ano 2003:
I Seminário Estadual de Ensino de Filosofia e Sociologia – junho 2003 – SED/SC – CFH/ UFSC.
Ano 2004:
Inauguração Oficial do LEFIS no dia 27 de setembro de 2004 – SED/SC – UFSC
Curso: Sociologia Brasileira
Curso: Ética
Oficinas de Filosofia e Sociologia – planejamento de ensino, discussão sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina para o ensino de Sociologia e Filosofia.
Oficina: “Biblioteca Digital do LEFIS” – realizada no NTE do Instituto Estadual Educação –Fpolis/SC.
Iº  Seminário Catarinense de Educação Básica -17 e 18.11. 2004 – SED –UFSC
4 SEPEX – participação na semana de pesquisa e extensão da UFSC
Ano 2005:
Oficinas de Planejamento: de Sociologia e Filosofia – Planejamento de ensino, Proposta Curricular SC, referencial, metodologia modelos e sugestões de ensino, troca de experiências entre professores de sociologia e filosofia.
Biblioteca Digital – atualização e cadastramento dos livros
Grupo de Estudos: Estudos do Livro “Para além do Capital” – de Itsvàn Mézaros.
Sarau do LEFIS: 02.06.05 – tema “A auto – reflexão da razão no ensino de Filosofia” – Convidado: Professor Msc. Alex Sanders da Silva

Ano 2006:
Curso: Atualizações e Ensino de Sociologia – 4 módulos
Curso: Antropologia Filosófica
Curso: Lógica para o Ensino Médio
Oficina Permanente de Estudos: Materialismo Histórico e Dialético.
Oficina Permanente de Filosofia: Ensino, Métodos e Práticas.
Sarau do LEFIS – 20.07.2006 – Ensino de Sociologia, uma conversa com o convidado – Professor Nelson Dacio Tomazzi.
Sarau do LEFIS: – Tema: A sociologia no ensino médio: o material didático e a categoria trabalho. Palestrante: Prof. Msc Marival Coan (Prof. de Sociologia e Filosofia –CEFET-SC) –Sarau do LEFIS – 06.12.06 – Tema: A interdisciplinaridade entre filosofia e sociologia. Palestrantes: Ministrantes dos cursos e oficinas de filosofia e sociologia.

Ano 2007:

Curso de  Especialização  em  Filosofia – Departamento de Filosofia – CFH/UFSC – LEFIS – SED/SC – Curso de Formação específica sobre Ensino de Filosofia no Ensino Médio voltado para os professores da rede – carga horária: 375 horas

Oficina Permanente de Filosofia: Ensino, Métodos e Práticas – reflexão sobre as propostas curriculares e as praticas pedagógicas de filosofia desenvolvidas no ensino médio.
Oficina Permanente de Sociologia: Metodologia do Ensino e Experiências Docentes.
I Encontro Nacional sobre Ensino de Filosofia e Sociologia – junho de 2007.
Sarau do Lefis – 06.07.07 -Tema:  “Relato de uma experiência de  Estudos em Portugal” – Dr Valcionir Correa – LEFIS/LASTRO.
Ano 2008:
Curso: Sociologia Urbana – Direito à Cidade.
Oficina: “projeto 13:30 – Debate no cinema” .
Oficina Permanente de Sociologia: metodologia do ensino e experiências docentes no ensino médio.
Oficina Permanente de Filosofia: a experiência do filosofar nas aulas de Filosofia.
Curso: Materialismo Histórico e Dialético – marxismo
Ano 2009
Oficina: Elaboração de aula de Filosofia e produção de material didático.
Curso: Sociologia da Crise – Colapso ou Contradição.
Oficina de Filosofia: Imagem e Reflexão.
Oficina Permanente de Sociologia: metodologia do ensino e experiências docentes.
Curso de Multiplicadores: Oficina de leitura e interpretação de textos.
II º Seminário Estadual de Ensino de Filosofia e Sociologia – UFSC/SED-SC
Portal Práxis – Rede Social e Biblioteca
Curso: A Animação como ferramenta de produção de conhecimento–prof Dr Henrique Pereira Oliveira.
Ano 2010
Oficina: Série de Encontros temáticos – Prof. Dr. Nestor Habkost.Sarau do LEFIS – 07.05.10 – “Entre o literário e o pictural: a imagem e a palavra e a criação das formas de pensamento – Palestrante: Prof.  Dr. Nestor Habkost.
Oficina de Sociologia: O marxismo para o ensino médio.
Oficina de Leitura e Interpretação de textos (Curso de Multiplicadores) – prof Dr José Cláudio Morelli Mattos – UDESC
Oficina Permanente de Filosofia: O materialismo histórico e dialético para o ensino médio.
Projeto Cinema em Pensamento – Professor Fernando Mauricio (faculdade Municipal Palhoça) e Professor  Jason de Lima (MEN/UFSC) -
Ano 2011.
SEMINÁRIO: ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES – carga horária – 20horas
Coordenação: Prof Doutorando Leandro Marcelo Cisneros (PPIGCH – CFH – UFSC)
Oficina: Oficina de Filosofia: “Ensino da Filosofia em tempos de crise sócio-ecológica”
Ementa: explorar questões metodológicas conectadas às concepções de filosofia utilizadas pelos participantes, assim como vinculá-las a possíveis percepções do contexto sócio-ecológico atual. Ministrante: Profª Doutora Juliana Merçon (Universidade de Queensland, Austrália / Instituto Michoacano de Ciencias de la Educación, México
Mesas Redondas com professores convidados: Prof Dr Alberto Cupani, Profª Dr Luzinete Minella, Doutoranda Simone Ávila, Prof Dr Selvino Assmann, Doutoranda Daniela Novelli.
Seminário:  Prof. Doutorando Leandro Cisneros. Com professores convidados: Prof. Dr. Jason Lima e Silva, Prof. Dr. Paulo J. D. Krischke. Dias e datas:   Local: Lefis/ E.E.B. Simão Jose Hess – Trindade, Fpolis.
CURSO: CINEMA EM PENSAMENTO
Coordenadores: Prof. Msc. Fernando Mauricio (Faculdade Municipal da Palhoça)  e  Professor  Doutor Jason Lima e Silva (Depto Metodologia de Ensino/CED/UFSC)
Ementa: Articulação entre cinema, literatura e discussão.
Metodologia: Exibição do filme seguida de debate.
Programação: Reinício – dia 15 de abril 2011; 06 e 27 de maio; e 10 de junho de 2011.

OFICINA PERMANENTE DE SOCIOLOGIA: METODOLOGIA DO ENSINO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO – Coordenadoras: Profª Doutora. Nise Jinkings (MEN/CFH/UFSC) e Profª MSc Silvia Leni Auras de Lima (Colégio Aplicação/ UFSC)
OFICINAS DE LEITURA: PROJETO CIVILIZAÇÃO -Coord: Prof. Dr José Cláudio Morelli Mattos. (FAED/UDESC) -Oficina de leitura: Contos.
OFICINA DE LEITURA: “A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA: TEXTO, CONTEXTO E INDAGAÇÃO FILOSÓFICA”  -Ministrante: Profª Doutora Gígi Anne Horbatiuk Sedor – (FAED/UDESC)
OFICINA DE LEITURA: OBRA SER E TEMPO DE HEIDEGGER  -Coord: Prof. Msc. Fernando Maurício da Silva – (Faculdade Municipal de Palhoça- FMP/ LEFIS
CURSO: INTERPRETAÇÃO FILOSÓFICA DE TEXTOS – Prof. Doutor Jose Cláudio Morelli Mattos (UDESC/LEFIS)
OFICINA: METODOLOGIA DE LEITURA E METODOLOGIA DE ENSINO: O CASO DA OBRA “A RELIGIÃO NOS LIMITES DA SIMPLES RAZÃO” NO CONTEXTO DAS OBRAS KANTIANAS -Coord: Prof. MSc. Evandro de Oliveira Brito
CURSO: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA A PARTIR DE PLATÃO. – Coord: Prof. Msc. Fernando Maurício da Silva
COLÓQUIO “CIVILIZAÇÃO” -Coordenação: Prof. MSc. Fernando Maurício da Silva (FMP) e Prof. Dr. José Cláudio Morelli Mattos (UDESC) Data: 30 de setembro de 2011 -  Faculdade Municipal da Palhoça/LEFIS

Os Endereços eletrônicos de conteúdo de Sociologia e de Filosofia podem ser acessados através das páginas:
http://www.sed.sc.gov.br/lefis        ———————–     E.Mail: lefis@sed.sc.gov.br
PO R T A L do L E F I S – PRAXIS – Biblioteca Digital e Rede Social: http://www.praxis.ufsc.br

(Obs: Abrimos o numero de 24 vagas para cada atividade, em média freqüentem 13 alunos até o fim de cada atividade.)