8º Curso de Curta Duração – Feminismos Negros e a Luta Antirracista

22/09/2020 03:42

O 8º Curso de Curta Duração (CCD) intitulado Feminismos Negros e a Luta Antirracista é uma atividade de extensão do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/CFH), voltado para estudantes, pesquisadoras/es, educadoras/es, gestoras/es públicas/os, artistas e ativistas e contará com recursos de acessibilidade. Nesta edição, serão abordados aspectos centrais da contribuição de feministas negras para a luta antirracista, com foco nas abordagens e contextos das Américas.

A homenageada do 8. CCD é Antonieta de Barros, escritora, jornalista, professora e primeira deputada estadual mulher e negra do Brasil. Nascida em 1901 em Florianópolis, dedicou sua vida à luta antirracista.

O curso será realizado de on-line, devido à pandemia da Covid-19, com a presença de pesquisadoras e ativistas de referência no campo, possibilitando a contribuição de docentes e pesquisadores/as da UFSC e de diversas universidades brasileira, assim como a participação de militantes e artistas desse campo em diferentes regiões do país. Serão realizados 6 encontros síncronos e disponibilizados textos para leitura e reflexão.

O curso é coordenado por Flavia Medeiros (DA/UFSC), Alexandra Alencar (DA/UFSC), Edilma Monteiro (PPGAS/UFSC) e Vera Gasparetto (PPGICH/UFSC). A equipe de apoio conta com a Secretaria e bolsistas do IEG.

Em breve será divulgada a programação completa!

SERVIÇO:

Início: 02/10/2020

Datas: 02, 09, 16, 23 de outubro e 13 e 20 de novembro

Horário: 14h30min

Local: Canal do IEG no YouTube (Inscreva-se: www.youtube.com/c/InstitutodeEstudosdeGeneroUFSC/)

FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI

Mais informações: http://www.ieg.ufsc.br/eventos-e-cursos/17