COMO DEBATER GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Período: De 8 a 22 de novembro.

Modalidade: Presencial (50%) e Online (50%)

Carga Horária: 20 hs. (4 encontros de 2,5 hs/aula + 10 hs online)

Objetivo: fornecer ferramentas teóricas e práticas para a discussão e o ensino de gênero e sexualidade dentro da sala de aula.

Ementa: Neste curso vamos dar um panorama sobre os estudos de gênero e sexualidade para instrumentalizar professores e professoras a iniciarem discussões dentro da sala de aula. Haverá duas partes no curso, uma voltada mais para as discussões teóricas e empíricas sobre gênero e outra voltada para como desenvolver esses assuntos na sala de aula para estudantes do ensino médio.

Conteúdo programático:
1º encontro (8/11) Estudos de gênero, o que é gênero e sexualidade. O que é machismo, misoginia, LGBTfobia.
2º encontro (10/11) Interseccionalidade. A importância de analisarmos conjuntamente gênero, raça, classe e sexualidade quando falamos sobre violências
3º encontro (17/11) Debatendo gênero e violência dentro da sala de aula
4º encontro (22/11) Debatendo gênero e violência dentro da sala de aula

BIBLIOGRAFIA
CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: nVersos, 2015.
SCIREA, Luísa Bonetti. “Gênero, educação e sociologia”: Uma proposta de trabalho didático para o Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Santa Catarina. 2014.
Avaliação: Elaboração de um plano de ensino que aborde gênero e sexualidade
Metodologia online: Serão fornecidas atividades de leitura sobre gênero e sexualidade e exercícios a partir dessas leituras. Utilização da plataforma Moodle.

Local: Sala 304 – Prédio EFI (UFSC)
Nº de vagas: 20
Horário: das 19h às 21h30