Lefis e a OSC Estrela Guia promovem curso de: SENSIBILIZAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS E HUMANIZAÇÃO do SUS/POPULAÇÃO LGBT+

22/03/2019 18:43

Os profissionais de saúde do Estado de Santa Catarina irão receber,  nos dias 26 e 28 de março,  orientações através de oficinas de sensibilização sobre as Políticas de Direito da população LGBT+ – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, pessoas Trans…

As oficinas são o resultado da parceria do Laboratório Interdisciplinar de ensino de Filosofia e Sociologia — Lefis com a Associação em Prol da Cidadania e dos Direitos Sexuais — Estrela Guia e tem como objetivo orientar e sensibilizar os profissionais para melhor acolher o público LGBT+.

Os profissionais das diversas categorias e setores do Sistema Único de Saúde — SUS irão receber orientações através da Oficina de Sensibilização: Saúde e população LGBT+. O tema pretende disparar reflexões e discussões de situações do quotidiano com os presentes, referente ao nome social, o uso de banheiros, utilização das enfermarias masculina e feminina e outros.

A ministrante Kelly Vieira Meira, integrante do Lefis, salienta que as discussões são baseadas em casos do quotidiano das instituições, frequentemente vivenciadas por situações que rechaçam a população dos serviços de saúde e impedem o exercício da cidadania e do cuidado de si.

A oficina enfatiza a necessidade do diálogo com o usuário, de modo a construir uma cultura para um atendimento integral, digno, sem discriminação, respeitando os valores de cada qual.

De acordo com a responsável do Lefis, Professora Dra. Maria Soledad Orchard, a parceria é o resultado do princípio da extensão universitária, que visa promover uma ação junto à comunidade a seu redor, disponibilizando ao público envolvido o conhecimento adquirido com o ensino e pesquisa no campo da sociologia em diálogo com os temas, objeto do curso. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado, e o interesse dos profissionais participantes têm demonstrado a necessidade dessa demanda, trazendo a reflexão sobre a carência de conversas sobre esse tema.