Minicurso de reformulação e construção de verbetes na Wikipédia para professores do ensino fundamental e médio

24/07/2018 22:02

Fonte http://masterprofdoc.blogs.laclasse.com/competences-numeriques-2/wikipedia/

A Wikipédia é uma plataforma de grande acesso de conteúdo gratuito que se consolidou como substituta das antigas enciclopédias em papel. Contudo, seu potencial não é restrito a democratização de conhecimento, mas também abrange práticas pedagógicas em sintonia com as novas tecnologias. Diversas iniciativas exitosas de professores-wikipedistas tornaram atraente a possibilidade de utilizar a Wikipédia para realizar atividades de edição com alunos no intuito de fixar os temas explorados em sala de aula. Nesse sentido, a Wikipédia tem grande potencial para substituir formas de avaliação pouco dinâmicas ao envolver os alunos com a edição de verbetes de seu interesse. Este minicurso visa capacitar os professores na edição dentro da plataforma e debater as possibilidades de utilização da Wikipédia em sala de aula.

Ministrantes/participantes: Prof.ª Dr.ª Flávia Florentino Varella (coordenadora), Prof. Dr. Rodrigo Bragio Bonaldo, Me. Felipe Duarte Almeida da Fonseca, Danielly Campos Dias e Sarah Pereira Marcelino.

Período da atividade: 13/09/2018 à 11/10/2018

Público Alvo: Preferencialmente professores do ensino fundamental e médio

Formato: Semi-Presencial

Carga horária: 20 horas

Número de vagas: 12

Local: Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (NEPEMI), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Maiores informações, programa e demais informações bibliográficas, estão disponíveis aqui. As inscrições devem ser feitas pelo link .