08/05/2017 05:29

Curso:” As potencialidades pedagógicas da sociologia da educação: discutindo estratégias de ensino no EM a partir de pesquisas recentes na área”

Operários, de Tarsila do Amaral.

Objetivo: A partir da apresentação de pesquisas de referência na área da sociologia da educação, discutiremos experiências e problemas práticos de ensino e de relação com os estudantes, ligados às temáticas dos textos apresentados, que surgem no cotidiano do ensino médio público em nossa cidade. Desse modo, tanto a partir do conhecimento dessas pesquisas, quanto da discussão sobre essas experiências e problemas práticos, os participantes do minicurso poderão elaborar e trocar ideias e experiências entre si que apontem para possíveis formas de lidar com questões de ensino e de relação com estudantes no ensino médio público.

Público a que se destinaEstudantes de licenciaturas ou de pedagogia, coordenadores/diretores de colégios e professores do ensino médio (de qualquer disciplina).

Ministrante: Prof. Dr Eduardo Bonaldi – SPO/UFSC

ModalidadeSemipresencial

Carga Horária: 12 horas (presencial) 08 horas (online)

Período: De 08/06 a 27/07

Atividades presenciais: quintas feiras – 08/06, 22/06, 29/06 e 06/07  – das 14 às 17 horas

Modalidade online (08/06 a 27/07)

Ementa: Sociologia da educação: as dinâmicas contemporâneas da reprodução das desigualdades de classe, de gênero e de raça em processos educacionais e estabelecimentos escolares.

Local: EEB Simão Hess

Bibliografia:*

08/06 – Willis, Paul. Os elementos de uma cultura in _____ . Aprendendo a ser trabalhador: Escola, resistência e reprodução social Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 23-72.

22/06 – Senkevics, Adriano. Lavar a louça ou brincar na rua? Gênero, família e escola em camadas populares de São Paulo GT de Sociologia da Educação Comunicação apresentada na 37º Reunião Anual da ANPED, Florianópolis, 2015.

29/06 – Becker, Howard. Variações de classe social na relação professor-aluno. [tradução de Humberto Garcia em publicação]

06/06 – Brito, Rosimeire dos Santos. Gênero, raça e fracasso escolar: algumas articulações analíticas Comunicação apresentada no 3º Congresso Internacional de Educação, Ponta Grossa, Paraná, 2011.

Observação*  Dada a carga horária e as atribuições de trabalho docente da maioria dos participantes do curso, a leitura dos textos não é obrigatória para o acompanhamento do mesmo, constituindo-se, portanto, apenas como recomendação para àqueles que disponham do tempo necessário para tanto.

As inscrições podem ser feitas pelo seguinte link (copie e cole no seu navegador):