DISCUTINDO POLÍTICA E SOCIOLOGIA A PARTIR DA LITERATURA

Minicurso: DISCUTINDO POLÍTICA E SOCIOLOGIA A PARTIR DA LITERATURA

Ministrante: Peterson Silva (Escritor e mestrando Sociologia Política UFSC)

Modalidade: Presencial (50%) e Online (50%)

Carga Horária: 20 hs. (4 encontros de 2,5 hs/aula + 10 hs online)

Período: Segundas feiras, 19 e 26/09, e 3 e 10/10.

Horário: Das 19h às 21h30

Objetivo: Discutir estratégias para lidar com política e tópicos sociológicos fazendo uso de literatura (ficção); auxiliar, assim, tanto professores de línguas quanto professores de sociologia a integrar duas abordagens com vistas ao incentivo à leitura e a uma melhoria do nível de abstração da própria leitura.

Ementa: Circulação de ideias em um debate que antecede a leitura. Leitura do mundo como anterior à leitura do livro. Desconstrução da linguagem e análise de discurso como formas de ampliar as possibilidades de leitura. Aplicação de conceitos teóricos e conhecimento científico como critérios racionais do debate.

Bibliografia:

HADDACK-LOBO, Rafael. A Desconstrução. 2014. Disponível em: <http://revistacult.uol.com.br/home/2014/10/a-desconstrucao/>.

DOIREANN, O’Connor. A Pedagogy of Freedom: Why Primary School Teachers Should Embrace Educational Emancipation. 2012. Disponível em: <http://researchonline.nd.edu.au/edu_conference/75/>.

Avaliação: Projeto de trabalho sociológico / político a partir de obra de ficção.

Número de vagas: 25

Local: Sala do Lefis na E.E.M. Simão Hess

Conteúdo programático e cronograma

1 Encontro (19/09): Introdução. Metodologia de diálogo preparatório, anterior à leitura.

2 Encontro (26/09): Ideias de exercícios e técnicas para o decurso da leitura.

3 Encontro (03/10): Metodologia para conclusão do trabalho junto aos alunos, após a leitura.

4 Encontro (10/10): Conclusão. Discussão de projetos individuais e auxílio para uso da ferramenta Moodle.

Metodologia online: Como trabalho à distância cada participante do curso deve escolher uma ficção a partir da qual produzir um projeto de leitura. A discussão não só entre ministrante e participante, mas também entre participantes, enriquecerá as possibilidades de trabalho e favorecerá uma proliferação de novas ideias para os mais variados desafios pedagógicos. O projeto produzido (independente de sua execução) será utilizado como componente avaliativo dos participantes do programa. Utilização da plataforma Moodle.